Ana Maria Braga vai te ensinar que…

o-ANA-MARIA-BRAGA-facebook

O que é ter o controle de tudo? 

Veja esse texto belíssimo que Ana Maria Braga escreveu sobre a sua festa de aniversário surpresa:

“Semana passada foi meu aniversário. E nem sempre sei o que fazer no dia do meu aniversário. São tantas opções. Festa? Jantar com a família? Viajar? Ficar sem atender telefone?

Combinei com meus filhos de jantarmos num restaurante japonês e o caso estava resolvido. Pelo menos eu achava que estava.

Eu, como boa ariana, sou mega controladora. Gosto de saber com antecedência tudo que vai acontecer. Quando decido fazer algo, amarro todas as pontas e faço com que aquilo saia perfeito.

Se vai ter uma festa na minha casa, por exemplo, não deixo escapar nenhum detalhe. Mas estava tranquila – a reserva do restaurante já estava feita, estávamos dentro do horário, e fui ao banheiro antes de sairmos.

E, enquanto eu acreditava que minha celebração estava resolvida, minha filha, Mariana, através de um grupo de WhatsApp convidou amigos, pediu que cada um levasse doce, salgado ou bebida, e, como quem combina uma cerveja no fim de tarde, de repente já tinha bolo, atrações musicais, garçons, bebidas e comidas para todos – tudo proporcionado pelos próprios convidados.

Sem saber de nada, fui ao banheiro e ouvi um burburinho ao sair.

Quando chego ao jardim, a surpresa – dezenas de amigos, dos antigos aos atuais, espalhados com bexigas, sorrisos e uma surpresa que me arrancou lágrimas de comoção e felicidade.

Como se não bastasse, ainda tinha comida, bebida, e a Luiza Possi cantando.

Nem que eu planejasse tudo sairia tão perfeito.

E a vida é assim.

Às vezes a gente tenta controlar tudo, e nem percebe que a surpresa, o acaso, podem nos surpreender e nos trazer uma experiência que nem em sonho poderíamos imaginar ter.

Pensamos nos detalhes, e acabamos perdendo a emoção do momento. Tensos pra que tudo saia do jeito que queríamos, não curtimos a experiência que foi tão minuciosamente planejada.

Nem sempre se planejar é a melhor saída.

Minha filha me ensinou isso – confiou na própria intuição, jogou uma ideia no ar e teve 100% de adesão, sem pensar se daria certo, se teria comida o suficiente, bebida pra todo mundo, ou diversão pra toda aquela gente. Confiando na espontaneidade, na generosidade, no inusitado, ela criou o que poderia haver de melhor – engajamento, entrosamento – e uma energia difícil de explicar em palavras.

Além da gratidão, desse aniversário eu levo aprendizado – de como a vida pode ser boa quando a gente se deixa surpreender.

Nas surpresas podem estar escondidas as soluções que não conseguimos enxergar no dia a dia ou aquela emoção que tanto estávamos procurando. E aí percebemos que um tanto de leveza pode fazer bem na condução das coisas.

.Fonte:Ana Maria Braga

Psicóloga Camilla Hoffmann

Convivendo com Ansiedade

Anúncios

Um comentário sobre “Ana Maria Braga vai te ensinar que…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s