Você sabe o que é Transtorno de Personalidade Borderline?

borderline-e1394499841158

Você sabe o que é Transtorno de Personalidade Borderline?

Segundo o DSM-IV (Manual Diagnostico e Estatistico de Desordens Mentais) define como “um padrão invasivo de instabilidade dos relacionamentos interpessoais, autoimagem e afetos e acentuada impulsividade, que começa no inicio da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos”.

Para saber se você tem ou não Transtorno de personalidade Borderline, requer critérios listados pelo DSM, na qual estejam presentes por um período de tempo no sujeito. Ele pode ser realizado pelo Psiquiatra ou Psicólogo. Que são eles:

(1) esforços frenéticos para evitar um abandono real ou imaginado. Nota: Não incluir comportamento suicida ou automutilante, coberto no Critério 5[617]

(2) um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos, caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização
(3) perturbação da identidade: instabilidade acentuada e resistente da auto-imagem ou do sentimento de self
(4) impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente prejudiciais à própria pessoa (por ex., gastos financeiros, sexo, abuso de substâncias, direção imprudente, comer compulsivamente).
Nota: Não incluir comportamento suicida ou automutilante, coberto no Critério 5
(5) recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante
(6) instabilidade afetiva devido a uma acentuada reatividade do humor (por ex., episódios de intensa disforia, irritabilidade ou ansiedade geralmente durando algumas horas e apenas raramente mais de alguns dias)
(7) sentimentos crônicos de vazio
(8) raiva inadequada e intensa ou dificuldade em controlar a raiva (por ex., demonstrações freqüentes de irritação, raiva constante, lutas corporais recorrentes)
(9) ideação paranóide transitória e relacionada ao estresse ou severos sintomas dissociativos

Curiosidades:

O transtorno de Personalidade Borderline atinge cerca de 1% a 6% da população mundial.

É mais comum em mulheres do que em homens.

O sinal mais evidente do (TPB) é a instabilidade nas relações pessoais. (Isto é em parte causado por emoções instáveis e impulsivas.)

Elas geralmente têm relações muito intensas com os outros.

Causas da Sindrome de Boderline

O transtorno de personalidade Borderline pode ocorrer devido à predisposição genética, no entanto, experiências emocionais fortes enquanto criança, como enfrentar uma doença ou morte e situações de abuso sexual ou de negligência podem levar ao desenvolvimento desta síndrome. Podem ter sido privadas de uma necessidade básica (etapa da sua vida emocional) enquanto criança, na qual deixaram “marcas” na sua personalidade. Assim, como o seu desenvolvimento emocional estivesse “parado” drasticamente. Como se não tivesse recebido atenção suficiente. Possíveis traumas na infância geraram sentimento de vazio, rejeição e dor.

Tratamento da Síndrome de Borderline

O tratamento do Sindrome de Borderline é realizado com o uso de medicamentos anti-depressivos, estabilizadores de humor e calmantes que podem ser indicados por psiquiatra.

Além do tratamento com remédios, é necessário manter acompanhamento psicológico para realizar psicoterapia e ajudar o individuo a controlar suas emoções negativas, como saber enfrentar momentos de maior estresse.

O tratamento tem por objetivo o desenvolvimento emocional ou da personalidade. Com a psicoterapia ele irá ganhar condição de modificar a dinâmica dos seus relacionamentos e de possuir mais autonomia e equilíbrio diante as dificuldades. Pode ser realizado o desenvolvimento de capacidade de empatia nesses pacientes, para que possa articular de forma saudável com o seu meio social.

 

Fontes:

https://psicologizar.wordpress.com/2009/10/10/transtorno-de-personalidade-limitrofe-borderline/

http://www.marisapsicologa.com.br/transtornos-de-personalidade.html

http://www.psiconlinews.com/2015/05/transtorno-de-personalidade-borderline-2.html

http://www.psiquiatria.unifesp.br/d/amborder/perguntas/

http://galileu.globo.com/edic/94/comportamento1.htm

http://www.tuasaude.com/sindrome-de-borderline/

 

Anúncios

3 comentários sobre “Você sabe o que é Transtorno de Personalidade Borderline?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s