Cuidado com o julgamento com o seu próximo!

Não julgue o próximo!

Com certeza, você já teve alguém muito próximo, ou até mesmo você, que falou algo do tipo:  “Ele é um chorão”, ou “Isso é manha”, “Ele é rebelde com os amigos” ou até mesmo “Esse cara é um psicopata”.

Não tem aquela frase famosa que “A primeira impressão é que fica”? Podemos levar isso em consideração em alguns momentos, quando alguém tem uma personalidade X e os comportamentos X²,  mas mesmo assim, não podemos generalizar, até porque nem sempre a primeira impressão é que fica, pois a impressão é sua, o julgamento é seu, e através de toda a sua história de vida e suas crenças, você o (a) julga de acordo com aquilo que você aprendeu (com alguém ou culturalmente). Não sei se isso é certo ou errado, mas é muito mais fácil julgar “Alguém pela capa do livro e não pelo conteúdo”, não acha?

E se eu falar para você que esse “chorão” que foi comentado la em cima, sofreu bullying? Ou foi espancado em algum momento? Ou molestado por um parente? Ou não teve os pais para poder educá-lo? Ou não aprendeu a se defender?

E se falar que uma criança é “rebelde” com seus amigos, familiares e pessoas que a cercam? O que pode estar por trás disso? Será que ele (a) nunca apanhou dos pais? Ou viu sua mãe apanhar do marido?  Ou até mesmo coisas piores?

“Para toda ação, existe uma reação”!!! E cabe a nós verificar porque as pessoas agem de certa forma, de onde veio isso? Desde quando isso acontece? Qual o contexto que ela se insere?  Será que existe certo ou errado?

Pense você também!!!! Porque a partir das suas ações, você pode ser o próximo alvo e alguém lhe “titular” com características das quais você não irá gostar!!!

Anúncios

2 comentários sobre “Cuidado com o julgamento com o seu próximo!

  1. Apenas uma colocacao…a palavra PSICOPATA, tem um peso muito grande,nesta materia, se comparada as demais palavras ou julgamentos, tais como….”ele eh um chorao” ; ‘isto eh manha” ; “ele eh rebelde com os amigos”…..PSICOPATA….Individuo CLINICAMENTE perverso e de acordo com o Classificacao Internacional de Doencas (CID-10)….psicopata ou sociopata === PERSONALIDADE DISSOCIAL.
    Obrigado, e espero ter contribuido.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá marcio.
      Obrigada pela sua contribuição.
      Eu sou psicóloga e compreendo que a palavra tem um peso muito grande.
      A palavra “psicopata” foi colocada de propósito, pois ela está tão banalizada na nossa sociedade, que é muito “fácil” chamar alguém de psicopata sem ter o conhecimento pleno do que significa. Foi colocada pois já ouvi e li muito em matérias e de pessoas próximas a mim, esse termo, cujo foi mencionado com um propósito de julgamento por uma ação completamente diferente do que o CID-10 se refere.

      Um grande abraço e fico a disposição.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s